segunda-feira, 11 de julho de 2011

O renascer. A cozinha do Solar de Vilartão. Um clássico da culinária. o Pantagruel

  O Pantagruel.


  Era frequente encontrar-se nas velhas cozinhas de grandes casas, livros diversos de culinária, para além de manuscritos com receitas antigas, foi o que aconteceu no espólio da Casa Grande de Vilartão. 
  Entre esses, um clássico: O Pantagruel de Bertha Rosa - Limpo.




    "É um dos grandes clássicos dos manuais culinários portugueses. Editado pela primeira vez em 1946, com autoria de Bertha Rosa-Limpo, conhecida cantora lírica dos anos 30 e 40, tinha uma selecção de 1500 receitas, na sua maioria recolhidas no seio da família."




    "Na 11ª edição, as receitas passaram para 3000, tendo aumentado para 5000 na 49ª edição, revista e aumentada pela actual responsável pelo livro, Maria Manuel Limpo  Caetano, filha de Bertha Rosa-Limpo: "Creio que o êxito do livro deve-se principalmente ao facto de todas as cinco mil receitas que ali estão terem sido experimentadas, tanto pela minha mãe, quanto pelo meu irmão(o cineasta e gourmet Jorge Brum do Canto) e por mim."»"
http://loja.avidaportuguesa.com/pt/catalogo/vidaportuguesa/livraria/o-livro-de-pantagruel

 
  Das  receitas manuscritas publica-se "Bolo de Castanhas".
   

Vilartão terra com com produção de castanhas de excelente qualidade.



   

4 comentários:

  1. Olá Malvar

    Que edifício interessante o seu. A recuperação pode estar a custar $$$, mas está a ficar uma maravilha. Pena é que muita gente mostre o mesmo empenho em recuperar outros edifícios abandonados de norte a sul do nosso país.
    Por isso, os meus parabéns. Vou adicionar este endereço aos meus favoritos, para ir vendo o que vai contando sobre as historias à volta deste lindissimo solar.

    Florbela

    ResponderEliminar
  2. Olá Florbela!
    Obrigado pelo teu comentário.
    Fico contente em receber-te no solar, com tua família.

    Um abraço
    Malvar

    ResponderEliminar
  3. Este livro tem boas receitas tenho o livro que foi ofereçido à minha mãe e agora tenho eu o meu marido quando ando a pensar o que fazer para comer diz-me para ir ao Pantagruel

    ResponderEliminar
  4. Fui agora ver o meu livro é do meu ano 1949 e está impecável foi assinado pela D. Berta

    ResponderEliminar