quarta-feira, 31 de agosto de 2011
O renascer. As consultas do Dr. Armando, de Vilartão. Lebução.
Lebução.
Lebução é uma bonita terra muito próxima de Vilartão. Aí também exerceu a sua actividade como médico, o Dr.Armando Morais Soares, ao longo de toda a sua vida.
Ainda hoje é muito frequente encontrar quem o recorde com saudade e gratidão.
Algumas imagens de Lebução.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
O renascer. A Festa ao Senhor dos Passos em Vilartão. A Procissão dos Animais.
Na festa da aldeia, ao Senhor dos Passos, antes da missa das onze, realiza-se uma outra procissão, a dos animais.
Algumas imagens.
Algumas imagens.
O renascer. A Festa do Senhor dos Passos em Vilartão.
A Festa do Senhor dos Passos.
O patrono da aldeia de Vilartão é São Lourenço. É comemorado com uma festa litúrgica a 10 de Agosto, todos os anos.
Retirado de: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Contudo, em Vilartão a festa da aldeia realiza-se não a 10 de Agosto, mas no primeiro domingo de Agosto e não a São
Lourenço, mas ao Senhor dos Passos .
Algumas imagens da Procissão.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
O renascer. Ruínas do Solar de Vilartão.
Ruínas do Solar dos Morgados de Vilartão.
As ruínas tem algo de especial e de um modo geral não deixa ninguém indiferente.
Para mim têm algo de apelativo e sedutor, mas acima de tudo, não me deixa de braços caídos, sempre que tenha oportunidade de actuar.
Contudo o sentimento que fica em mim, depois que desaparecem as ruínas é a nostalgia.
Algumas imagens do que foram as ruínas do solar.
O renascer. As consultas do Dr. Armando, de Vilartão. São Jumil
São Jumil.
Por trás da Esculca, elevação de terreno com cerca de 800 metros de altitude, encontrava-se uma povoação onde o Dr. Armando ia visitar os seus doentes, São Jumil.
Ainda hoje se encontra gente que o recorda com nostalgia. Lembram os tempos antigos, e recordam que quando sobre a Esculca aparecia uma névoa, contavam que era o forno do morgado de Vilartão que estava a cozer pão para os pobres.
Algumas imagens de São Jumil.
Ao longe avistam-se curiosas construções encostadas ao monte: adegas onde se fazia e faz o bom vinho de São Jumil.
Por trás da Esculca, elevação de terreno com cerca de 800 metros de altitude, encontrava-se uma povoação onde o Dr. Armando ia visitar os seus doentes, São Jumil.
Ainda hoje se encontra gente que o recorda com nostalgia. Lembram os tempos antigos, e recordam que quando sobre a Esculca aparecia uma névoa, contavam que era o forno do morgado de Vilartão que estava a cozer pão para os pobres.
Algumas imagens de São Jumil.
Ao longe avistam-se curiosas construções encostadas ao monte: adegas onde se fazia e faz o bom vinho de São Jumil.
sábado, 20 de agosto de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)
